1ª Visita de Estudo 3º ano (3.Out.2012)
Tríptico de São João de Deus
Nestes painéis, obra de Mestre Domingos Rebelo, podemos encontrar a ilustração dos momentos fundamentais da vida de São João de Deus. Os painéis encontram-se por trás do altar da igreja, ocupando grande parte da altura interior.
Painel 1
Nasceu em Montemor-o-Novo em 1495. Os sinos repicaram festivamente aquando do seu Baptismo em que recebeu o nome de João, com o apelido de Cidade. João Cidade. Emigrou para Espanha onde foi pastor, soldado e vendedor ambulante de livros. Certo dia, uma criança, o Menino Jesus? Apresentando-lhe uma romã, granada em Espanhol, diz-lhe que em Granada encontrará a sua Cruz. Convertido pela palavra inflamada do Beato João d’Ávila e pela graça de Deus é enviado como louco para um recolhimento de doentes mentais onde supõem que o curam, chicoteando- o. Aí, se resolveu a dedicar-se totalmente ao serviço dos pobres e dos doentes, distribuindo comida e, sobretudo, muito amor e compreensão. Daqui por diante chamar-se-á João de Deus.
Painel 2
Uma vez, julgando que tratava um pobre doente , num hospital improvisado pela sua grande caridade, verifica que tal doente era o Próprio Cristo, que lhe diz: "O que julgas estar fazendo a um doente qualquer é a Mim que o fazes". Chega a dar a própria roupa para vestir os mais necessitados.
Nossa Senhora coloca-lhe sobre a cabeça uma coroa de espinhos a significar quanto ele havia de sofrer por Amor de seu Divino Filho e dos irmãos pobres e doentes.
Painel 3
Muito doente e enfraquecido passa pelas ruas de Granada levado pelos amigos e recebendo as mais ternas manifestações de gratidão e de carinho.
Chama-o Deus à Sua Divina presença. Morre com a idade de 55 anos e sua alma é levada pelos anjos à Pátria Celeste, ouvindo então a Palavra do Senhor: "Vem bendito do Meu Pai, a possuir o Reino que te está preparado; porque tive fome e deste-Me de comer; tive sede e deste-Me de beber; estava nú e vestiste-Me; doente, encarcerado e visitaste-Me. Andava errante e acolheste-Me"
E a obra do nosso Patrono continua através da acção caritativa dos membros da ORDEM HOSPITALEIRA DE S. JOÃO DE DEUS.
Sem comentários:
Enviar um comentário