segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tríptico de São João de Deus


1ª Visita de Estudo 3º ano (3.Out.2012)

 Tríptico de São João de Deus


Nestes painéis, obra de Mestre Domingos Rebelo, podemos encontrar a ilustração dos momentos fundamentais da vida de São João de Deus. Os painéis encontram-se por trás do altar da igreja, ocupando grande parte da altura interior.

     

Painel 1

Nasceu em Montemor-o-Novo em 1495. Os sinos repicaram festivamente aquando do seu Baptismo em que recebeu o nome de João, com o apelido de Cidade. João Cidade. Emigrou para Espanha onde foi pastor, soldado e vendedor ambulante de livros. Certo dia, uma criança, o Menino Jesus? Apresentando-lhe uma romã, granada em Espanhol, diz-lhe que em Granada encontrará a sua Cruz. Convertido pela palavra inflamada do Beato João d’Ávila e pela graça de Deus é enviado como louco para um recolhimento de doentes mentais onde supõem que o curam, chicoteando- o. Aí, se resolveu a dedicar-se totalmente ao serviço dos pobres e dos doentes, distribuindo comida e, sobretudo, muito amor e compreensão. Daqui por diante chamar-se-á João de Deus.

Painel 2

Uma vez, julgando que tratava um pobre doente , num hospital improvisado pela sua grande caridade, verifica que tal doente era o Próprio Cristo, que lhe diz: "O que julgas estar fazendo a um doente qualquer é a Mim que o fazes". Chega a dar a própria roupa para vestir os mais necessitados.
Nossa Senhora coloca-lhe sobre a cabeça uma coroa de espinhos a significar quanto ele havia de sofrer por Amor de seu Divino Filho e dos irmãos pobres e doentes.


Painel 3

Muito doente e enfraquecido passa pelas ruas de Granada levado pelos amigos e recebendo as mais ternas manifestações de gratidão e de carinho.
Chama-o Deus à Sua Divina presença. Morre com a idade de 55 anos e sua alma é levada pelos anjos à Pátria Celeste, ouvindo então a Palavra do Senhor: "Vem bendito do Meu Pai, a possuir o Reino que te está preparado; porque tive fome e deste-Me de comer; tive sede e deste-Me de beber; estava nú e vestiste-Me; doente, encarcerado e visitaste-Me. Andava errante e acolheste-Me"
E a obra do nosso Patrono continua através da acção caritativa dos membros da ORDEM HOSPITALEIRA DE S. JOÃO DE DEUS.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário